fbpx
hospedagem-de-sites

Domínio: Entenda sua importância para a identidade de um site

domínio website

Se você deseja profissionalizar o seu site, mas ainda possui algumas dúvidas relacionadas a isso, como fazer e quais as melhores opções, comece por um dos principais elementos: o domínio.

Ele faz com que a sua identificação como marca, pessoa ou empresa, seja mais concreta e reconhecida, e o trabalho em questão encontre uma posição mais profissional perante o mercado, principalmente online.

Se você ainda não sabe muito bem como tudo isso funciona, acompanhe o texto, pois iremos explicar o que é um domínio website, como fazer o registro de domínio em poucos passos, e aprofundar mais um pouco este assunto. Leia e confira.

 

O que é um domínio?

O domínio é a identificação de sua empresa, negócio ou trabalho dentro da internet e toda a web. É o nome do seu site, e como as pessoas poderão encontrá-lo quando forem procurar seus serviços, sejam eles quais forem.

Por exemplo: “www.nomedoseutrabalho.com.br

Há diversas extensões além do “.com.br”, e hoje muitas pessoas apostam nesta profissionalização rapidamente, pois torna o trabalho de busca muito mais fácil, rápido e otimizado. Os principais são?

  • .com – qualquer pessoa pode registrar seu domínio.
  • .org – é originado para a utilização de organizações sem fins lucrativos (ONGs), porém todos podem usar.
  • .net – É utilizado por redes de computadores que trabalham com um conjunto de sites menores, como se fossem um portal.
  • .int – Essa extensão é limitada a organizações a partir de duas nações
  • .edu – Quem a usa são as instituições de ensino, escolas, universidades, faculdades e afins.
  • .gov – Entidade governamentais de todo o país

O registro de domínio é basicamente para poupar qualquer pessoa de memorizar números e dados que compõem um sistema de interne. Então, nomes próprios de empresas e afins são aplicados para facilitar a navegação.

Na linguagem de rede, todos os domínios são criados a partir de IP’s, que são sequências de ao menos 11 números. Imagine se fosse necessário saber todos de cor? Pois é! Por isso que o domínio website, assim como a identidade de um site existem.

Diferenças entre domínio e hospedagem

Agora que você já entende o que é um domínio, você sabe a diferença entre ele hospedagem? Sabe aliás, que existe diferenças entre os dois? É muito comum que sejam confundidos, mas para que não tenha mais esse problema, confira o papel desses dois.

Domínio – Como pudemos entender até aqui, o registro de domínio é o nome do seu site, o que você irá colocar para que todos possam reconhecer sua marca. Ele é a sequência de caracteres que facilita o trabalho online de qualquer busca em um navegador.

Hospedagem – A hospedagem é o espaço online que é possível reservar para seu site funcionar na internet. É nele que você irá armazenar o seu domínio website e todo o conteúdo que existe nele.

A hospedagem e a criação de identidade de um site podem ser feitas em sites que proporcionam esse espaço gratuitamente, como por exemplo o WordPress, que possui a opção paga ou não, ou, pode ser feita com uma mensalidade ou anualidade, dependendo da plataforma.

Há sites que não possuem planos gratuitos, e há sites que possuem as duas possibilidades, você pode escolher o plano mais cabível para o seu tipo de trabalho e claro, bolso, e pagar para ter serviços, e até mesmo um domínio próprio, que muitas vezes é oferecido.

Ou seja, você pode tanto comprar seu domínio website em uma plataforma especializada e hospedá-lo em outro site que deseja e que seja de sua preferência, ou já montar o seu site e comprar o domínio junto com ele, pagando tudo mensalmente.

Como criar um domínio

Aprenda agora um rápido passo a passo de como criar um domínio e profissionalizar o seu trabalho na internet.

  1. Para criar um registro de domínio, você deve ter um CNPJ ou um CPF
  2. Você ou sua empresa devem ser legalmente estabelecidos ou até mesmo representados
  3. Ter um contato em território nacional
  4. Caso queira colocar a extensão “.br”, se registre no registro.br
  5. O domínio deve ser registrado no nome do cliente ou da pessoa que deseja criá-lo
  6. Pague o seu domínio ou um plano de hospedagem
  7. Pronto!

O domínio no Brasil sempre terá um custo, seja dele mesmo ou do site em que o construiu, pois, ele poderá entregá-lo gratuitamente, mas você pagará a hospedagem ou algum plano de qualquer forma.

A maioria dos pagamentos são mensais ou anuais e feitos via cartão de crédito, porém é necessário entender todas as condições de cada site que visitar para cotar. A partir do pagamento confirmado, o domínio website que criar será seu.

Porém, só será seu enquanto continuar pagando os custos. Por exemplo, se desiste do contrato, esse domínio ficará novamente disponível para quem quiser utilizá-lo após algum tempo de congelamento do mesmo.

Benefícios do registro de domínio e identidade de um site

“Ter um domínio próprio traz confiabilidade e segurança para clientes e visitantes do seu site”

Há diversos benefícios em se ter um registro próprio. O primeiro deles é a importância da identidade de um site. É muito mais fácil encontrar o trabalho de alguém quando a marca é aplicada de todos os modos na internet.

Além disso, há outros benefícios como:

  • Maior credibilidade e confiança das pessoas em seus produtos
  • É encontrado rapidamente online
  • É possível ter um e-mail personalizado do seu negócio
  • O mesmo domínio pode ser aplicado na plataforma que preferir
  • Sua marca terá a devida proteção contra plágios e problemas afins

Ou seja, além da fácil busca por seu nome e negócio, a compra de um domínio possibilita até mesmo um e-mail profissional, algo que é muito valorizado em nosso país hoje, pois mostra segurança e investimento em sua marca.

É possível ainda soltar a sua imaginação com o seu domínio website, e criar a identidade de um site que tenha tudo a ver com a sua proposta, seu gosto e com o que procura demonstrar para todos que necessitam de seus serviços.

Hoje é possível escolher a dedo todos os melhores endereços e plataformas para domínio website, para que você possa fazer o registro de domínio com segurança e dar um passo longo e otimizado em seus negócios.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Venha para a Host-on!

Nós migramos o seu site ou loja gratuitamente

Open chat